Artigos

Quais são suas estratégias para 2019?

Executar boas estratégias para sua empresa requer criatividade, comprometimento em buscar resultados e a persistência nos trabalhos. E vale lembrar que a aplicação de estratégias em uma empresa requer fazer as coisas certas e contínuas para almejar resultados projetados.
Sua empresa está preparada? As projeções do mercado para este ano estão melhores, mas é necessário fazer sua parte para decolar. Pensar nas estratégias de marketing e executá-las de forma plena vai levantar suas vendas para bater todas as metas.
Importante ressaltar que todos os envolvidos na empresa devem estar atentos na implementação, uma vez que não vale apena ter uma ótima estratégia se as pessoas não conseguem implementá-las de forma adequada.
Quando se pensa em estratégia para as empresas deve-se ter em mente as vantagens competitivas que a empresa vai se destacar perante seus concorrentes. A vantagem competitiva é encontrada nas diferenças criadas em ações e nos produtos/serviços.
Para ter destaque no mercado é necessário que os concorrentes de sua empresa não façam negócios da mesma maneira, pois assim ficará difícil para ambos sobreviverem no mercado. É preciso achar uma vantagem única para que sua marca seja reconhecida de maneira adequada.
Como se cria uma estratégia? Primeiramente a empresa deve definir sua missão e com isso as metas a serem almejadas. Após essa definição, é preciso fazer uma analise do ambiente externo e interno para conhecer as ameaças e oportunidades que serão enfrentadas. Com o levantamento das informações é criado às estratégias que todos irão trabalhar.
É importante controlar as táticas de implementação para que nada se perca no caminho, bem como a medição destes resultados. Lembre-se para o sucesso de uma estratégia todos devem estar dispostos a enfrentar mudanças e ter engajamento. Esse trabalho consome tempo e requer uma comunicação constante entre todos os setores da empresa, deste a direção até o operacional, pois todos devem estar apoiando o trabalho.
Comece o ano com novos desafios e muita energia. A SR Comunica esta a sua disposição caso necessite auxilio em seu planejamento. Sucesso Sempre!

Sua empresa preparada para 2019.

Para administrar uma empresa é necessário estruturar um bom planejamento estratégico balizado em informações reais. Sabemos que a vida útil e saudável de uma empresa necessita estar inserida em um contexto amplo operacional, ao qual direciona muitas de nossas ações mercadológicas.
Ter virtudes e diferenciais no mercado não é há única questão que garante termos sucesso em nosso empreendimento. Os níveis de inputs que relacionam uma empresa são variados e muito importantes para o futuro da mesma.
A questão de termos bons parceiros faz toda a diferença, um bom exemplo são os fornecedores. Nossas compras devem ser as mais assertivas possíveis e com negociações que não nos coloquem em grandes pressões na área financeira.
Falando nas finanças, ter bons acordos com instituições financeiras ajuda muito. A obtenção de recursos, aplicações, investimentos, cobrança e pagamentos são essenciais para a saúde de sua empresa. Fique atento ao que você esta movimentando e em cima disso planeje uma melhor adequação.
Na parte de autoridades governamentais, saber o que esta pagando de impostos e regulamentações pode fazer a diferença no faturamento de sua empresa. Existe possibilidade de incentivos que podem beneficiar muito o segmento que você atua, vale apena tirar algum tempo para orientações com seu contador. E para aqueles que utilizam a prática de importação no seu negócio, é fundamental ter um bom assessoramento para buscar as melhores alternativas fiscais.
Os funcionários podem ajudar e muito no sucesso ou no fracasso de sua empresa. Cuidar do empenho, motivação e comprometimento das equipes são fundamentais para que a empresa encontre o quanto antes seus resultados. A velha máxima: “as pessoas são o seu ativo mais importante na empresa” está errada. As pessoas não são o seu ativo mais importante; as pessoas certas é que são.
O marketing da empresa esta ligado diretamente nos outputs, pois são afetados por vários fatores como as mídias em geral, cadeia de distribuição, concorrentes e até mesmo os clientes. Por isso estar atento as suas estratégias de marketing para não perder o foco e sua padronização de comunicação com criatividade e visual diferenciado são essenciais para o crescimento constante.
Cuide da vida saudável de sua empresa, analisando as oscilações do mercado que atua e criando estratégias em cima disso. Pense no conjunto total e projete ações para cada etapa e setor de sua empresa. Mas nunca se esqueça de que cada setor é relacionado com os demais, por isso, o planejamento estratégico deve ser totalmente absorvido por todos na empresa.

5 Atitudes para trabalhar a comunicação institucional.

Empresas que buscam crescer com responsabilidade social precisam ter em seus planejamentos de comunicação, cinco atitudes que farão toda a diferença na hora de criar vínculos com seus públicos de interesse e a comunidade em geral. Vamos falar de 5 atitudes para você mudar sua empresa e fazer seus clientes (externos e internos) se apaixonarem pela sua marca.

1ª Atitude: Consciência – Disseminar na mídia em geral e principalmente as mídias locais informações sobre a importância dos seus serviços e produtos, bem como ações de responsabilidade. Descreva como eles podem oferecer benefício para a vida do consumidores e comunidade.

2ª Atitude: Atenção e Interesse – Cuide da aparência de sua empresa, tanto interna quanto externa. Uma boa fachada e recepção fazem o julgamento inicial do consumidor.

3ª Atitude: Conhecimento e Identificação – Elabore e distribua para os públicos (utilize formadores de opinião do seu segmento) informativo sobre as atividades da sua empresa. Informações como as razões da escolha do local para a construção de sua empresa, a geração de empregos, a contribuição para a sociedade local, incremento da arrecadação de tributos para a cidade, entre outros. Estes informativos podem ser estrategicamente distribuídos em igrejas da região, nos sindicatos, nos clubes, na prefeitura, redes sociais, etc.

4ª Atitude: Expectativas e Ações – Mantenha sempre a comunidade informada sobre a situação das indústrias, as expectativas de crescimento e demais informações que possam criar uma agenda mais positiva para os líderes de opinião. Isto pode ser feito por meio de palestras, mini seminários, visitações na empresa, oferecer cursos de captação, primeiro emprego, contratar pessoas portadoras de alguma deficiência, entre outras.

5ª Atitude: Satisfação, interação e disseminação – Mantenha sempre canais abertos com a comunidade por meio das redes sociais, site, tele atendimento, presencial, patrocínio em eventos locais, entre outros de uma forma a garantir a excelência nestes atendimentos e feedbacks. Incentive de forma criativa os consumidores a buscar uma experiência com sua marca e que esta vivencia seja bastante positiva para que ocorra de forma natural a disseminação destas informações.

Transformar uma empresa boa em excelente é pensar nos mínimos detalhes para que o relacionamento com a marca seja uma experiência surpreendente e não cotidiana. Não importa o tamanho de sua empresa para colocar estas atitudes em prática, basta querer uma comunicação institucional verdadeira.

5 Atitudes para você mudar sua empresa.

Empresas que buscam o crescimento saudável e que são voltadas para a excelência, não se concentraram prioritariamente no que fazer para se tornarem lideres; elas se concentraram igualmente no que não fazer e no que parar de fazer.

Vamos falar de 5 atitudes para você mudar sua empresa e fazer seus clientes perceberem estas mudanças.

1ª Atitude: Tenha um bom planejamento estratégico balizado em informações reais. Aplique as ações projetadas com entusiasmo e cobrança de resultados.

2ª Atitude: Tenha pessoas certas nos locais certos. Treine seu pessoal para serem donos de sua empresa. Tenha líderes invés de gerentes. Não se acomode com pessoas erradas para sua empresa. E principalmente, não tenha medo de mudar. Os funcionários podem ajudar e muito no sucesso ou no fracasso de sua empresa. Cuidar do empenho, motivação e comprometimento das equipes são fundamentais para que a empresa encontre o quanto antes seus resultados. A velha máxima: “as pessoas são o seu ativo mais importante na empresa” está errada.  As pessoas não são o seu ativo mais importante; as pessoas certas é que são.

3ª Atitude: Ter bons parceiros faz toda a diferença. Um bom exemplo são os fornecedores. Nossas compras devem ser as mais assertivas possíveis e com negociações que não nos coloquem em grandes pressões na área financeira.

4ª Atitude: Não despreze um verdadeiro marketing para sua empresa. Este setor está ligado diretamente nos outputs  da organização. São afetados por vários fatores como as mídias em geral, vendas, promocionais, cadeia de distribuição, concorrentes e até mesmo os clientes. Fique atento as suas estratégias de marketing para não perder o foco e nem a padronização da sua comunicação.

5ª Atitude: Esteja aberto para as mudanças. Mudanças no ambiente de sua empresa, de processos, de produtos, de pessoas e até de clientes. Cuide da vida saudável de sua empresa, analisando as oscilações do mercado, imagem, marca, atendimento e todo o ciclo de seu produto/serviço.

Transformar uma empresa boa em excelente é um tanto paradoxal, por isto, a necessidade de sempre estar analisando e recolocando a empresa num caminho com visão de onde se deseja chegar.

O dom de ter a verdadeira informação.

Gastar energia tentando motivar as pessoas é, de modo geral, uma perda de tempo”… (Jim Collins). Está afirmação no livro empresas feitas para vencer, tem como base que se você tem as pessoas certas em cada setor de sua empresa, estas se auto motivarão.

O que você deve pensar quanto a liderança é como não desmotivar sua equipe. A principal regra é não alimentar falsas esperanças no indivíduo.

Crie um clima organizacional em que a verdade prevaleça e que cada colaborador tenha acesso para falar a verdade nua e crua dos acontecimentos da empresa.

É muito comum empresas confundirem a oportunidade de “ter voz” do que a oportunidade de “ser ouvido”. Por isto, é importante criar a cultura interna de que pessoas possam ser ouvidas e assim fazer com que a realidade da empresa prevaleça.

Trabalhando nesta sistemática será muito mais fácil corrigir erros, processos, captar pessoas comprometidas e melhorar de forma contínua e crescente os resultados da empresa.

Seja um líder com perguntas e não com respostas prontas. Tenha humildade para compreender que você não tem todas as respostas e saiba fazer as perguntas que levarão as melhores insights possíveis.

Quando os líderes conseguem se envolver no diálogo e no debate entre setores, a coação desaparece.

Você está precisando rever sua marca e posicionamento no mercado? Fale conosco, agende uma visita para viabilizarmos seu planejamento de marketing e comunicação. Temos o diferencial de lhe ajudar na sua reestruturação organizacional.

O que esperar para sua empresa.

Tenho acompanhado nestes anos de profissão empresas que começam bem, sabendo para onde irão e no decorrer do caminho acabam se perdendo. Isto acontece por inúmeras razões. Pode ser por que deixaram de acreditar em seus mercados ou produtos, foram mal orientados por profissionais que eu chamo de “profissionais do mundo da fantasia ou profissionais teóricos” que quando são obrigados a colocar em prática seus projetos, acabam levando a empresa para situações financeiras perigosas, e tem as empresas que estagnaram e buscam desesperadamente encontrar uma luz que ajude a melhorar a fase que se encontram.

Enfim, o mercado em geral é muito dinâmico, nossas vidas são afetadas diariamente pela economia, política, tecnologia e a informação. Chamo a atenção para o último item, a informação.

Hoje com as redes sociais fazendo parte integral de nossas vidas, vejo administradores e consumidores sendo refém da informação. É tantos dados, tanta comunicação em todos os canais (online e impresso) que muitas empresas já não sabem ou nunca souberam utilizar tudo isto a seu favor.

Vejo muitas empresas de diferentes portes de tamanho com a mesma dificuldade em trabalhar todas estas informações que obtém. Falta tempo, falta pessoas, falta dedicação e orientação. E tudo isto vai sendo empurrado para o futuro.

Não usar corretamente as ferramentas de tecnologia com as informações obtidas é um desperdício de energia e dinheiro para a empresa. E isto faz com que muitas empresas estejam na situação de espera. Lembre-se que a hora certa é o agora. Não perca mais tempo e dedique-se a buscar retorno com sua base de dados.

Você está precisando rever sua marca e posicionamento no mercado? Fale conosco, agende uma visita para viabilizarmos seu planejamento de marketing e comunicação.

2017 - SR comunicação e marketing